VISÃO E FÉ NA IGREJA DE DEUS PENTECOSTAL, MI

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

"(...) Queremos ser cada vez mais, uma igreja com espírito de família. Uma família de famílias! (...)”

[ Missão ]    [ Funcionamento ]    [ Estatutos A ]    [ Estatutos B ]



FUNCIONAMENTO

Cristo e a Cabeça da Igreja. (Efésios 1:22 ; 5:23) Ele enviou o Espírito Santo para guiar os Apóstolos e Profetas. (João 16:13 ; Efésios 2:20-22) Cristo estabeleceu em cada Congregação local, homens com grandes capacidades espirituais para as pastorearem e cuidarem. (Efésios 4:11,12 ; Actos 20:28)

A "Igreja Universal de Cristo" inclui todas as Congregações locais. Nesta expressão "Universal" a Igreja e apresentada como "O Corpo de Cristo".(1ª Corintios 12:27 ; Efésios 1:23)

A palavra "Igreja" e usada em dois sentidos:
a) No sentido Universal (Mateus 16:18 ; Hebreus 12:22,23)
b) No sentido Local (1ª Corintios 1:2 ; Efésios 1:1 ; Colossenses 1:1-3 ; 1ª Tess. 1:1 ; etc.)

Segundo os moldes bíblicos, Paulo era o Supervisor Geral de todas as Congregações locais. Ele visitava-as periodicamente, reunia-se com os Pastores das Congregações locais, e exortava-os a permanecer firmes na sã doutrina. (Actos 20:17,18,27-30)

A Igreja de Deus Pentecostal segue esse lindo molde bíblico. Ela tem o seu Presidente Nacional para supervisionar as Congregações locais, visitando-as periodicamente, ajudando-as no mantimento de uma boa harmonia e ambiente espiritual.

O Presidente Nacional deve comparecer sempre que solicitado, tanto pelos Pastores das Congregações locais como pelos membros da Junta Administrativa das Congregações locais, mas sempre em boa harmonia com os responsáveis, não devendo nunca passar por cima daqueles que estão cuidando directamente da Congregação local, excepto quando haja assunto de pecado praticado por esse responsável. Neste caso far-se-á disciplina.