VISÃO E FÉ NA IGREJA DE DEUS PENTECOSTAL, MI

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

"(...) Queremos ser cada vez mais, uma igreja com espírito de família. Uma família de famílias! (...)”

[ Missão ]    [ Funcionamento ]    [ Estatutos A ]    [ Estatutos B ]



4. CONVENÇÃO NACIONAL

Todas as Congregações a nível Nacional reúnem-se anualmente em lugares indeterminados para a sua Assembleia-geral, a qual nos chamamos de Convenção Nacional. Nela e demonstrada a unidade que há entre todos os cristãos, a perseverança na unidade de doutrina, o que acaba por manifestar a Igreja como um só corpo.
  1. Cada Congregação da Igreja de Deus Pentecostal Movimento Internacional se fará representar na Convenção por um Delegado, mais o seu Pastor.
  2. Cada Congregação local apresentará um Informe Geral o qual será entregue ao Secretário Nacional, e este por sua vez arquivá-lo-á na Secretaria Nacional.
  3. O Secretário Nacional apresentará um Informe Geral do número de Igrejas e de membrasia Nacional.
  4. O Tesoureiro Nacional apresentará um Informe Geral de todas as entradas dos dízimos dos dízimos de cada Congregação local, ou de algum outro donativo que tenha sido entregue na Tesouraria Nacional. Apresentará também um Informe Geral de todas as entradas e saídas da Obra Missionaria.

REUNIÃO DURANTE A CONVENÇÃO NACIONAL

Durante a Convenção Nacional será efectuada um Reunião especificamente para Pastores e Delegados. Nesta Reunião estará sempre presente um representante do Concilio Internacional da Igreja de Deus Pentecostal Movimento Internacional.

OBJECTIVOS DA REUNIÃO:
  1. Tratar de assuntos que dizem respeito a Obra Nacional.
  2. Eleger a Junta Administrativa Nacional.

MODO DE ELEIÇÃO:

Esta eleição será feita por voto secreto.

COMPOSIÇÃO DA JUNTA ADMINISTRATIVA NACIONAL:
  1. Presidente - eleito para mandato de 4 anos
  2. Secretário - eleito para mandato de 2 anos
  3. Tesoureiro - eleito para mandato de 2 anos
  4. Vogais - eleitos para mandato de 2 anos (apenas para Juntas composta de 5 elementos)

Esta Junta Administrativa Nacional na linguagem bíblica, chama-se o "Governo da Igreja" como está escrito em (1ª Corintios 12:28 ; Romanos 12:8)

A Junta Administrativa Nacional trabalhará para o bom funcionamento da Obra Nacional.

O Secretário Nacional juntamente com o Presidente Nacional, elaborara anualmente um Informe Geral no qual menciona o nome e a quantidade de Pastores e Obreiros, número de Igrejas e número de Membrasia Nacional. Este informe Geral será enviado a Secretaria Internacional.


5. CONVENÇÃO INTERNACIONAL


A Convenção Internacional (mundial) é celebrada de dois em dois anos em lugares indeterminados. Esta Convenção Internacional e assistida por Lideres, Presidentes Nacionais e Missionários Representantes de todas as Nações onde exista a Igreja de Deus Pentecostal Movimento Internacional.

O Secretário Internacional apresentará um Informe Geral á Convenção sobre a quantidade de Igrejas e membros em cada Nação, e a quantidade de Lideres do Corpo Ministerial.

O Tesoureiro Internacional apresentará um Informe Geral de todas as entradas e saídas da Tesouraria Internacional.

Durante a Convenção Internacional e eleito a Junta Administrativa Internacional. Os líderes da Junta Administrativa Internacional serão Ministros Ordenados com idade não inferior a   35 anos.


MODO DE ELEIÇÃO:

Esta eleição será feita por voto secreto.


COMPOSIÇÃO DA JUNTA ADMINISTRATIVA INTERNACIONAL:
  1. Presidente - eleito para mandato de 4 anos
  2. Director de Missões - eleito para mandato de 2 anos
  3. Secretario - eleito para mandato de 2 anos
  4. Tesoureiro - eleito para mandato de 2 anos
  5. Vogais - eleitos para mandato de 2 anos

A Junta Administrativa Internacional supervisará as Igrejas a nível mundial, segundo o glorioso exemplo do Apostolo Paulo. O trabalho de Paulo era o de supervisar as Igrejas, visitando-as e reunindo-se com os Pastores e Diáconos das mesmas. (Actos 20:17,27-31)

Muitas vezes Paulo era usado pelo Espirito Santo a dar avisos.

A Igreja de Éfeso. (Actos 20:27-31) A Igreja de Roma. (Romanos 16:17,18)

A Igreja da Galácia. (Gálatas 1:6-9)

Paulo exortava-as a guardarem a sã doutrina e a guardarem-se dos falsos profetas.
(2ª Corintios 11:4,13 ; 15:6)


6. CERTIFICADO DE MINISTÉRIO


Cada membro do Ministério receberá anualmente um Certificado de Ministério de acordo com o grau ministerial que desempenha.

Este Certificado é assinado pelo Presidente Nacional e pelo Secretario Nacional.
Os membros das Congregações locais receberão anualmente o seu Certificado de Comunhão que é assinado pelo Pastor e pelo Secretario da Congregação local.

Caso um membro do Ministério por qualquer motivo venha a abdicar das suas funções Ministeriais, esse membro do Ministério fica obrigado a apresentar por escrito a Secretaria Nacional, uma carta na qual justifica a razão, ou razoes, que o levaram a tomar tal decisão.

O Certificado de Comunhão e o Certificado de Ministério deverão ser devolvidos e entregues á Secretaria Nacional, como diz o artigo XIV dos Regulamentos da Igreja.

Nota: nenhuma Congregação está submissa a outra. Cada Congregação é autónoma, á excepção das Igrejas que ainda não têm membrasia suficiente. Essas Igrejas serão consideradas Missão e não Congregação local.

Existe uma Junta Administrativa Nacional para supervisioná-las e orientá-las. Cristo é o cabeça Supremo da Igreja. A Igreja como seu Corpo esta submissa a Ele (Cristo). (Efésios 5:24) "(...) mas todos estamos submissos uns aos outros (...)" (Efésios 4:15,16)

"(...) antes seguindo a verdade, cresçamos em tudo naquele que e a cabeça, Cristo. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Porque assim como o corpo e um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim e Cristo também (...)" (1ª Corintios 12:12,27)

A Igreja de Deus Pentecostal Movimento Internacional procura viver na Unidade do Espirito, na Unidade de Doutrina e também na Unidade de Organização.

"...não podemos por outro fundamento, alem do que já esta posto, o qual e Jesus Cristo."
(1ª Corintios 3:11)

Nota: cada líder e cada membro da Igreja de Deus Pentecostal Movimento Internacional deverá estudar cuidadosamente os Regulamentos da Igreja.